A conjuntivite é uma inflamação/infecção da membrana externa do globo ocular e da pálpera interior. Pode ser causada por alergias, infecções bacterianas ou de forma viral, sendo extremamente contagiosa e transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa doente.
Dentre os seus sintomas estão vermelhidão, leve ardência, coceira ou sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, e em alguns casos, ocorre secreções ou crostas ao redor dos olhos que podem fazer com que a pessoa acorde com ambos os olhos grudados. Em alguns pacientes a visão pode chegar a ficar levemente embaçada.
A conjuntivite quando contraída de forma viral, ela vai embora sozinha depois de alguns dias, entretudo, a conjuntivite bacteriana requer o uso de colírios com antibiótico para um tratamento mais rápido e eficaz. Dessa forma, em caso de conjuntivite viral, a maior indicação de passar no médico é pegar atestado; outro bom motivo é em caso de dúvida. Caso a pessoa tenha dor forte no olho, ou se a visão diminuir, é importante consultar um oftalmologista com urgência. Se a secreção nos olhos for muito intensa, ou se a pessoa acordar com os olhos grudados por mais do que três dias, talvez seja o caso de usar colírio com antibiótico, então é melhor consultar um médico, seja oftalmologista ou médico de família e comunidade.