Mês de Conscientização em Saúde Visual, conhecido como Março Verde, é uma campanha feita pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO) com o apoio da Frente Parlamentar da Optometria (56ª leg.), do World Council of Optometria (WCO), da Asociación Latinomericana de Optometria y Óptica (ALDOO) e das Entidades Estaduais afiliadas.
O principal objetivo desta iniciativa é chamar a atenção para os estrangeiros que enfrentam problemas de visão, incluindo cerca de 6 milhões de crianças em idade escolar, que não têm acesso a programas efetivos de atenção primária em saúde visual e ocular, como ocorre em outras partes do mundo.
A baixa qualidade visual pode prejudicar significativamente o desenvolvimento educacional e econômico do indivíduo e do país, causado em problemas de aprendizagem, evasão escolar, marginalização e baixa produtividade, restringindo as oportunidades e oferecendo a qualidade de vida.
O Março Verde busca, sobretudo, promover uma mudança de paradigma em relação ao cuidado com a visão.